terça-feira, 5 de agosto de 2014

Os nomes são mais que as frutas

Há quem lhes chame abrunhos vermelhos, há quem lhes chame ameixas Presidente. Há quem lhes chame outras coisas seguramente, que à riqueza e variedade das nossas hortas e pomares corresponde uma não menos rica variedade linguística. O mesmo fruto tem várias designações, consoante a região, a cidade, a aldeia... ou mesmo a família!

A mesma dificuldade temos tido para identificar as pêras pequeninas, verdes e sumarentas que vêm de Mafra. O sr. Zé Luís, dono do pomar, diz-nos que é pêra Crosh - ou qualquer coisa que soa assim, pois nestas coisas conta mais a tradição oral do que a escrita... Acontece que não encontramos nenhum nome parecido em nenhuma lista de variedades de pêra e já corremos algumas, em várias línguas. Assegura-nos que não é Pérola, nem Dona Joaquina, nem Carapinheira. Para um leigo, serão semelhantes, mas para um especialista, "não têm nada a ver" :) 
Em relação às pêras, não admira a dificuldade, pois as variedades existentes são imensas. Multiplicando pelos nomes com que são baptizadas de norte a sul, imagine-se as possibilidades.

Duas coisas são garantidas: é que ambos os frutos são deliciosos - tanto os abrunhos ou ameixas quanto as pêras - e a sua época é muito curta. 

Deixamos as fotos, para que saiba do que estamos a falar e para que nos conte como lhes chama :)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário