quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Brownie de beterraba e chocolate



Ingredientes:
300 g de chocolate em barra 70% cacau
300 g de beterraba cozida
100 g de manteiga sem sal
3 ovos
250 g de açúcar
100 g de farinha tipo 55
1 colher de chá de fermento para bolos
20 g de cacau em pó


na Bimby
Descasque a beterraba e corte-a aos bocados. No copo, cubra-a de água e programe 25m / 100º /Vel. Colher inversa. Depois de cozida, deixe-a escorrer, no cesto da Bimby. 
Pré-aqueça o forno a 180°. Unte um tabuleiro rectangular (20 X 28 cm, aproximadamente), forre-o com papel vegetal e volte a untar.
Pique 100 g de chocolate, 10 seg. / vel. 4. Reserve.
Com o copo bem seco, pulverize os restantes 200 g de chocolate, 10 seg. / vel. 9. Com a espátula, solte o que ficou na parede do copo. Junte a manteiga, a beterraba bem escorrida e a essência de baunilha. Triture 20 seg. / vel. 5. Reserve numa taça.
Bata os ovos com o açúcar 3 min. / vel. 4.
Junte a farinha, o fermento e o cacau em pó e envolva 15 seg./ vel. 3. Retire e junte ao preparado de beterraba, envolvendo delicadamente com uma vara de arames. Acrescente o chocolate picado e misture. 
Deite o preparado no tabuleiro e leve ao forno a 180º, cerca de 30 minutos. Polvilhe 

Preparação tradicional
Descasque a beterraba e coza-a num tacho com água. Deixe-a escorrer num coador.
Pré-aqueça o forno a 180°. Unte um tabuleiro rectangular (20 X 28 cm, aproximadamente), forre-o com papel vegetal e volte a untar.
Pique 100 g de chocolate num robot de cozinha ou cortando-o com uma faca em pedacinhos pequenos. Reserve.
Derreta os restantes 200 g de chocolate com a manteiga, em banho de Maria ou no microondas. Junte a beterraba bem escorrida e a essência de baunilha. Triture com a varinha mágica ou no robot de cozinha. Pode ficar a notar-se um ligeiro granulado da beterraba, não precisa ficar completamente homogéneo. Reserve numa taça.
Bata os ovos com o açúcar 3 min. / vel. 4.
Bata os ovos com o açúcar, até obter um creme fofo. Junte a farinha, o fermento e o cacau em pó e envolva bem. Retire e junte ao preparado de beterraba, envolvendo delicadamente com uma vara de arames. Acrescente o chocolate picado e misture. 
Deite o preparado no tabuleiro e leve ao forno a 180º, cerca de 30 minutos.

Nota 1: Precisará aproximadamente de duas beterrabas ou uma e meia, se forem grandes, para ter 300 gramas, depois de cozida. 

Nota 2: Pode aproveitar a água de cozer a beterraba, que contém bons nutrientes, para fazer uma sopa.


Fonte: revista Momentos de Partilha Bimby Janeiro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário