quarta-feira, 20 de março de 2013

Sopa de cebola inglesa com salva e cheddar



1 colher de manteiga
azeite q. b.
1 colher de sopa de salva fresca picada
3 dentes de alho picados
800 g de cebola 
(mistura de roxa e branca, de preferência)
200 g de alho francês
pimenta preta
1 l de caldo de legumes ou carne 
(ou água, se não tiver caldo)
fatias de pão q. b.
queijo cheddar ralado q. b.
folhas de salva fresca q. b.

Numa panela leve ao lume o azeite e a manteiga. Depois de quente, junte o alho e as folhas de salva picadas. Vá mexendo durante um minuto ou dois e antes de o alho escurecer junte a cebola às rodelas finas e o alho francês. Deixe refogar durante alguns minutos, mexendo sempre. Reduza a temperatura para o mínimo, tempere com sal e pimenta, coloque a tampa e deixa cozinhar durante 45 a 50 minutos. Mexa de vez em quando.
Se quiser acelerar o processo, junte logo o caldo (ou a água) e deixe ferver 20 minutos. Mas Jamie Olivier, o autor da receita, assegura que este processo lento e sem caldo é necessário para que a cebola fique dourada e macia, com a consistência certa. Se acelerar o processo, o resultado não será o mesmo, o que não quer dizer que não seja bom...
Se decidiu fazer a preceito e com tempo, passados os 50 minutos, acrescente o caldo de legumes, ou água a ferver. Neste ponto, convém dizer que vale a pena fazer com caldo! Deixe levantar fervura e rectifique os temperos.
Divida a sopa por taças de cerâmica refratária. Torre as fatias de pão e mergulhe uma em cada taça de sopa. Cubra com o queijo ralado. Molhe em azeite as folhas de salva reservadas e coloque uma em cada taça. Leve ao forno para gratinar o queijo. Nesta fase, tenha atenção para não queimar, o processo pode ser muito rápido. Sirva de imediato.


Daqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário